Os quadros digitais precisam de Wi-Fi para funcionar?
Nem todos os quadros digitais precisam de Wi-Fi para exibir mídias, criar apresentações de slides, e muito mais. O Wi-Fi é essencial para configurar o seu quadro digital, ligá-lo a várias plataformas e prepará-lo para ser utilizado. Você precisará de Wi-Fi para enviar/receber imagens e outras mídias na moldura digital. Você também precisará de Wi-Fi para usar recursos como rádio, previsão do tempo, atualização e sincronização com álbuns da web.
A maioria dos bons quadros digitais tenta manter o maior número possível de suas características offline. Isto normalmente inclui apresentações de slides e configurações. Você ainda pode criar apresentações de slides, gerenciar o armazenamento interno do quadro (exceto álbuns da web), jogar jogos e muito mais, sem precisar estar conectado a uma rede Wi-Fi.
Dito isto, algumas molduras digitais no mercado precisam de estar ligadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, para utilizar quaisquer funcionalidades (incluindo a visualização de imagens). Certifique-se de que conhece os recursos offline da sua moldura antes de comprar.
Quadros digitais como o Pix-Star só precisam de Wi-Fi para receber mídia, atualizar e fazer alterações nos álbuns da web, usar o aplicativo meteorológico e de rádio e controlar o quadro remotamente. Quase todas as funcionalidades do frame estão disponíveis offline, e você tem controle total sobre slideshows e como você gostaria de exibir mídia sem Wi-Fi.
Como ligar o meu frame digital a Wi-Fi?
A conexão com Wi-Fi é normalmente o primeiro passo ao configurar o quadro pela primeira vez. Se este for o caso, você normalmente será guiado pelo assistente de configuração. Ele o guiará na escolha de uma rede Wi-Fi, na introdução da senha e na escolha das melhores configurações relacionadas. Não há muito espaço para erros aqui.
Se esta não for a primeira vez que liga o frame digital, terá de se ligar manualmente a Wi-Fi. Vá para o seu ecrã inicial e seleccione a opção "Settings" (ou semelhante). Deverá ver um separador para ligações ou redes Wi-Fi. Seleccione-o e deverá abrir uma nova janela com todas as redes Wi-Fi disponíveis dentro do alcance.
Selecione um Wi-Fi privado ou de trabalho que não requeira autenticação web (a maioria dos quadros digitais não tem navegadores web). Ser-lhe-á pedido para introduzir a palavra-passe. Isto pode ser feito com o controle remoto, controles on-frame, touchscreen ou teclado USB (se compatível).
Pode demorar um ou dois minutos para se ligar à rede. Uma vez conectado, o frame pode começar uma atualização de firmware - especialmente se você não usa o frame digital há algum tempo. Também pode levar algum tempo para sincronizar totalmente o frame; você pode até ter que abrir a interface web para completar o processo de conexão e ter o frame digital mostrando que ele está "online".
Quais são as melhores funcionalidades de Wi-Fi com frame digital?
Talvez a característica mais única e útil dos quadros digitais Wi-Fi seja a capacidade de controlar o quadro remotamente. Esta funcionalidade permite-lhe ajustar todas as definições dos fotogramas, iniciar apresentações de slides, gerir o conteúdo dos fotogramas, actualizar e sincronizar álbuns da Web e até actualizar o firmware.
Embora não seja uma funcionalidade comum, alguns dos melhores quadros digitais Wi-Fi como o Pix-Star têm esta funcionalidade. É ótimo para avós e famílias grandes que estão espalhadas por todo o país/mundo. Depois de configurar um frame, você saberá o processo e os passos para configurar o resto. Se isto puder ser feito remotamente, evita que você tenha que fazer videochamadas frustrantes tentando explicar como fazer tudo.
Outra característica importante dos quadros digitais Wi-Fi é o envio de mídia para o quadro através de aplicativos móveis. Você deve ser capaz de tirar fotos, vídeos e gravar áudio diretamente através da aplicação ou selecionar a mídia que deseja enviar da sua galeria. Você pode então enviar essas fotos ou vídeos diretamente para o quadro (ou vários quadros) ao mesmo tempo. Isto é melhor que o e-mail, pois é mais simples e rápido de usar. Há também limites mais altos para o número e tamanho de arquivos que você pode enviar ao mesmo tempo.
Uma última característica importante a ser procurada é a compatibilidade com álbuns da web. Os álbuns da web são fotos sincronizadas com a moldura digital de contas de mídia social ligadas como Facebook, plataformas de armazenamento online como Dropbox, e plataformas de compartilhamento de fotos online como Google Photos. Essas fotos são sincronizadas, baixadas e salvas no armazenamento interno da moldura.
Você deve ser capaz de vincular a várias contas ao mesmo tempo, e vincular a várias contas de usuários diferentes na mesma plataforma. Quando alguém adiciona novas fotos aos álbuns conectados, elas serão atualizadas e exibidas nos álbuns da web na moldura digital. O mesmo se aplica ao apagar e mover fotos. Você deve ser capaz de escolher quais álbuns você quer sincronizar com sua moldura a partir de cada plataforma ou conta de mídia social.
Os álbuns da Web podem normalmente ser visualizados offline, uma vez que estão armazenados no armazenamento local do frame. Para fazer alterações nos álbuns web, você precisa entrar na interface web e gerenciá-los a partir dela - normalmente não é possível fazer alterações diretamente no quadro. Também vale a pena notar que a maioria dos quadros digitais Wi-Fi não permitem que você sincronize e baixe vídeos dos álbuns da web. Você precisará fazer isso manualmente via e-mail ou através do aplicativo móvel.
Quais são os inconvenientes de usar um frame digital com Wi-Fi?
A principal desvantagem da utilização de um frame digital Wi-Fi é a necessidade de estar ligado a uma rede Wi-Fi estável que se encontre nas proximidades. Os receptores de sinal Wi-Fi em frames digitais não são tão fortes como os que se encontram em computadores portáteis e telefones modernos. Isto significa que muitas vezes precisa de estar relativamente perto do seu router Wi-Fi - embora não necessariamente na mesma divisão. Poderá ter problemas com algumas funções automáticas, como a actualização e sincronização, se não tiver acesso frequente a Wi-Fi.
Outra desvantagem dos quadros digitais Wi-Fi é que eles não podem se conectar a redes Wi-Fi públicas que requerem autenticação web. Essas redes Wi-Fi são comuns em cafeterias, aeroportos, alguns hotéis e até mesmo alguns provedores Wi-Fi (devido aos requisitos do roteador). O frame digital não pode completar a autenticação da web, pois não suporta navegadores web.
Como funcionam os quadros digitais Wi-Fi?
Os quadros digitais utilizam Wi-Fi para enviar e receber mídia via e-mail, aplicativos móveis, interfaces web e através da sincronização com álbuns web online. Alguns quadros digitais utilizam Wi-Fi para activar funcionalidades como controlo remoto, tempo e hora, aplicações de calendário e muito mais.
A maioria dos recursos básicos como apresentações de slides, exibindo conteúdo, acessando a memória interna e jogando jogos geralmente funciona sem Wi-Fi.
Os quadros digitais Wi-Fi também utilizam Wi-Fi para sincronizar com o armazenamento em nuvem e para a interface web, onde podem ser conectados e controlados juntamente com vários outros quadros. Por exemplo, os utilizadores de frames Pix-Star podem controlar até 25 frames digitais a partir de uma conta de utilizador através da interface web.