A moldura digital Memento ainda funciona?
Um dia, aparentemente vindo do nada, o Memento moldura digital cessou a sua actividade. Fecharam a loja, fecharam os seus servidores e terminaram todo o apoio às molduras digitais Memento. Estas molduras foram concebidas a pensar nos fotógrafos e impulsionaram ecrãs de 4K de 35 polegadas com conectividade Wi-Fi básica e uma aplicação móvel suportada.
Hoje em dia, os seus quadros não estão disponíveis para compra, embora haja algum trabalho se você possuir um dos seus modelos. Se você estava nas versões mais antigas do firmware (v. 3.04 e similares), infelizmente você está sem sorte. Se você tivesse uma moldura que viesse com versões mais recentes de firmware, você ainda poderia carregar fotos do aplicativo móvel para o servidor Memento e tê-las carregadas em sua moldura.
Este sistema centrado no servidor nunca foi muito eficaz e levou a que a maioria dos frames dos utilizadores se tornassem inúteis quando os servidores estavam fechados. Hoje, graças a uma pequena comunidade sobrevivente, uma pequena parte dos utilizadores pode voltar a pôr os seus frames a funcionar. Você pode precisar atualizar manualmente o firmware (o que pode ser arriscado) se você estiver nas versões mais antigas.
Se você encontrar uma revenda de uma moldura Memento hoje, é muito provável que o proprietário não consiga colocá-la em funcionamento e queira ganhar algum dinheiro de volta - portanto, prossiga com cautela.
O que é a moldura digital Memento?
A moldura digital Memento foi uma moldura construída para fotógrafos. Dirigia-se exclusivamente às necessidades dos fotógrafos com uma relação de aspecto 3:2 e um ecrã de 4K. Na altura, isto era inaudito no mercado de molduras digitais - embora viesse com uma pesada etiqueta de preço.
Com um custo próximo de 4 dígitos, estes quadros eram incrivelmente caros. Dito isto, o preço era, até certo ponto, justificado. O enorme ecrã de 35 polegadas de 4K não saiu barato, e a compatibilidade Wi-Fi limitada e o suporte para fotografias tiradas directamente numa DSLR inflacionaram ainda mais este preço.
A moldura digital Memento foi indiscutivelmente a melhor moldura do mercado para fotógrafos. Infelizmente, aparentemente, do nada, eles foram à falência. Os servidores estavam fechados e as molduras de muitos usuários eram praticamente inúteis sem aviso prévio.
Embora existam algumas soluções, estas molduras já não são utilizáveis, o que foi uma grande perda para o mercado das molduras digitais e para os fotógrafos em particular. Há ainda uma comunidade em decadência que existe online, embora possa não ficar para sempre. Com os novos avanços na tecnologia de visualização e a queda dos preços das peças de maior qualidade, poderemos ver verdadeiras molduras de 4K com monitores massivos nos próximos anos.
Quantas fotos a moldura fotográfica digital Memento pode conter?
As molduras digitais Memento podem conter até 3.000 fotos com a resolução nativa da moldura. Isto foi bastante impressionante considerando o tamanho das fotos quando você as tirou da sua DSLR. Esta alta resolução preencheria rapidamente o espaço na maioria das molduras comuns. As molduras Memento oferecem-lhe espaço suficiente para um ano ou mais de boas fotografias - dependendo de quantas fotografias tirou.
A moldura digital do Memento era boa?
As molduras digitais Memento foram indiscutivelmente as melhores molduras do mercado para fotógrafos. Tinham um impressionante ecrã de 35 polegadas de 4K com uma relação de aspecto 3:2 focada na DSLR. Isto combinava perfeitamente com a relação de aspecto das DSLRs de fotogramas completos - algo que não se conseguia encontrar em mais lado nenhum no mercado. A maioria das molduras normais ofereciam uma relação de aspecto de 16:9, o que muitas vezes levava a barras pretas desagradáveis ao redor dos lados das fotos ou a imagens sendo cortadas severamente.
Estes eram os únicos fotogramas no mercado que tinham verdadeiros ecrãs 4K e um ecrã natural para fotografias profissionais tiradas em câmaras DSLR de fotogramas completos. Dito isto, não eram fotogramas perfeitos e tinham vários problemas (discutidos mais abaixo).
As molduras digitais Memento oferecem ao fotógrafo a utilidade e experiência que não se encontrava em nenhum outro lugar do mercado. Apesar do seu preço muito alto, as molduras Memento tinham uma comunidade de seguidores muito dedicada e online - algumas das quais ainda hoje estão activas.
O que havia de errado com a moldura digital Memento?
Talvez o maior problema com a moldura digital Memento tenha sido o preço. Estes quadros custam cerca de $900, dependendo de onde os comprou. Além disso, não tinham a interface de utilizador mais suave, e o sistema de carregamento de fotos na moldura era incrivelmente lento e ineficiente.
A interface desajeitada era muito confusa e não foi projetada para usuários não experientes em tecnologia. Ajustar as configurações e navegar no quadro era uma dor de cabeça. O mesmo se aplica à interface do usuário da aplicação móvel. Parecia bastante desactualizada, mesmo para o seu tempo.
A única forma de enviar fotos para a moldura era carregando-as do aplicativo móvel para os servidores do Memento. Isto significava que tinha de transferir a foto da sua DSLR para a sua máquina fotográfica - ou teria de inserir o cartão de memória da sua DSLR no seu telemóvel antes de a enviar. Assim que as fotos fossem recebidas no servidor, elas seriam carregadas na sua moldura. Isto pode demorar bastante tempo e não foi possível quando os servidores foram desligados, uma vez que o Memento fechou a loja.
Hoje, a menos que você fosse um dos poucos sortudos com as últimas versões de firmware do Memento, você perdeu o acesso a esta funcionalidade de envio - o que significa que não havia mais como enviar fotos para sua moldura.
Junto com o fim do suporte e dos servidores, os quadros Memento tinham vários problemas. O mais proeminente deles foi uma desconexão constante da rede Wi-Fi. A única maneira de reconectar seria reiniciar o frame. Isto funcionaria por um dia ou dois e teria que ser repetido.
Você não tinha muito controle sobre a ordem de exibição das fotos em slideshows. As configurações que governavam isto eram notoriamente difíceis de usar e não funcionavam a maior parte do tempo. Todas estas questões, em combinação com o fraco apoio da empresa, e um custo proibitivamente elevado, dificultaram a justificação da compra da moldura Memento - apesar da sua experiência única para fotógrafos.
Como enviar fotos para uma moldura digital Memento?
A única forma de enviar fotos para uma moldura digital do Memento é a partir do aplicativo móvel para os servidores do Memento, e dos servidores para a moldura. Este processo foi lento e ineficiente e atualmente não está disponível para a maioria das molduras do Memento desde que o negócio fechou.
Se você tivesse as versões mais recentes do firmware quando o Memento se desligou, você poderia não ter sido afetado pelo desligamento. Não existem alternativas como o uso de e-mail, um cartão USB/SD, ou uma interface web. Isto significou que o encerramento da empresa tornou muitas das molduras dos seus utilizadores essencialmente inúteis, pois era impossível enviar novas fotos para a moldura.