Como provavelmente já sabe, a ligação a redes Wi-Fi de acesso público, incluindo dormitórios universitários, residências assistidas, hospitais ou cafés, não é possível a partir do Pix-Star porque a estrutura não tem um navegador Web, que é necessário para aceitar autenticações Web que utilizam um nome de utilizador e uma palavra-passe. Isto torna-se um problema se o Pix-Star for utilizado em locais onde apenas este tipo de acesso à Internet está disponível.
Mas há uma solução para este problema.
Isto requer um pouco de trabalho de configuração e a compra de um novo hardware, mas continua a ser razoavelmente barato, pelo que queremos partilhar aqui esta informação com todos os nossos utilizadores, uma vez que pode ajudar.
Primeiro, tem de comprar um extensor NETGEAR TREK (ou qualquer outra solução semelhante, como o HooToo), que pode encontrar facilmente em amazon.com:
O Netgear Trek é muito fácil de configurar e foi concebido especificamente para ultrapassar estas autenticações da Web de acesso público e criar uma rede Wi-Fi própria mais segura. O Netgear Trek pode ser configurado através de um smartphone, tablet ou computador (qualquer dispositivo que tenha um navegador Web e capacidades Wi-Fi).
Configurar o Netgear Trek através das instruções (Guia de instalação do Netgear Trek) fornecidas com o dispositivo. Configure o Netgear Trek através da secção "Configuração da ligação Wi-Fi num ponto de acesso público" para ligar à rede de acesso público que pretende utilizar. Sugestão: Quando se ligar ao Trek pela primeira vez sem fios, necessitará do SSID e da palavra-passe pré-instalados do Trek, que se encontram no painel posterior do mesmo.
Em seguida, inicie sessão no trek através do navegador Web e pode criar a sua PRÓPRIA rede Wi-Fi, para a qual escolhe um nome de rede e um método de segurança (sugerimos a utilização de WPA2 com encriptação AES, uma vez que é a mais segura disponível).
Agora, utilize um Smartphone, Tablet ou Computador para se ligar a esta nova rede e abra um navegador Web e, em seguida, autentique-se na rede pública a partir desse navegador.
E "voilá"! Agora a autenticação Web está concluída e qualquer dispositivo que se ligue a esta nova rede Wi-Fi criada pelo Netgear Trek já não precisa de autenticação Web!
Pode agora ir ao Pix-Star e ligá-lo a essa nova rede, que NÃO requer mais "autenticação web", uma vez que esta parte é agora tratada pelo NETGEAR TREK.
NOTA: existe, no entanto, uma possível limitação, dependendo da rede e da forma como configuram a Autenticação Web, mas normalmente exigem que se volte a autenticar a cada 24 horas. Assim, uma vez por dia, basta aceitar a autenticação através do dispositivo originalmente utilizado para a aceitar...., como um telemóvel ou um computador utilizado para configurar o netgear trek.
(Um GRANDE OBRIGADO a Brandon B. por esta solução inteligente e simples!)