Se estiver a utilizar um PC Windows com Windows 7 ou superior ou se as suas fotografias estiverem armazenadas num NAS, já tem um servidor DLNA instalado.
Tenha cuidado se utilizar o Windows 8.x, é necessário ativar a Partilha para que as pastas sejam apresentadas no DLNA.
Mas se o seu PC for mais antigo ou se utilizar um computador MAC ou Linux, terá de instalar uma aplicação de terceiros se quiser utilizar DLNA para transmitir as suas imagens no seu Pix-Star.
O Pix-Star é um leitor DLNA genérico, pelo que deveria ser compatível com todos os servidores DLNA existentes no mercado. Mas, por experiência, sabemos agora que alguns servidores DLNA funcionam melhor do que outros! Não só com o Pix-Star, mas também em termos de estabilidade, simplicidade de utilização e muitas outras coisas.
Entre as soluções que testámos com o Pix-Star:
– Twonky funciona bem, com versões para WINDOWS, MAC e LINUX (1 mês de teste incluído)
– TVersidade é também uma boa solução. ATENÇÃO: para que funcione corretamente com o seu Pix-Star, é necessário selecionar o perfil correto no painel de configuração do TVersity, ver este artigo para mais detalhes:
– MiniDLNA é provavelmente a melhor solução para os utilizadores LINUX (funciona apenas em Linux). É leve e incrivelmente rápida! Siga esta hiperligação que fornece um guia passo a passo muito bom:
Uma solução que não funciona de todo com Pix-Star é Serviio (www.serviio.org). Por isso, evite esta solução de momento. Por qualquer razão, o Pix-Star não consegue encontrar o servidor Serviio e, seja qual for o perfil que escolher no painel de configuração do Serviio, não tem sorte, continua a não funcionar.